Regras Seguidor Parede

Apresentação

O presente Campeonato de Robôs Móveis Autônomos do Núcleo de Pesquisas em Robótica e Sistemas Embarcados da SOCIESC Curitiba, visa integrar conhecimentos adquiridos nas disciplinas regulares de todos os cursos da instituição em uma atividade de extensão, através da pesquisa, projeto, desenvolvimento, construção física, programação e testes de um robô móvel autônomo.
Para isso, o regulamento apresentado define as regras, características e considerações para o campeonato.

Data: 01 de setembro de 2018 (sábado)
Horário: 15h
Local: Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR – Rua Dr. Alcides Vieira Arcoverde 1225 – Jd. das Américas, Curitiba

Dos participantes

O Campeonato de Robôs Móveis Autônomos envolverá estudantes, regularmente matriculados, de qualquer instituição e nível de ensino. É vetada a participação de professores, sua participação deverá ser restrita ao apoio, colaboração e organização do campeonato. A competição ocorrerá entre equipes (Robôs), independentemente do número de alunos, turma ou curso.

Da comissão julgadora

A comissão julgadora será responsável por registrar a pontuação de cada equipe, declarar a equipe vencedora e deliberar sobre qualquer situação que envolva as regras do campeonato. Será constituída por no mínimo dois professores, definidos na data da realização do campeonato.

Dos objetivos

O campeonato de Robôs Móveis Autônomos tem como objetivo a unificação do conhecimento teórico com a aplicação prática, visando à integração de diversas matérias e conteúdos vistos em seus cursos.

Das inscrições

Todos os alunos interessados deverão inscrever o robô para o campeonato diretamente no formulário de pré-inscrição até às 13horas do dia 27 de agosto de 2017 (sábado).

Das regras do campeonato

A equipe participante deverá construir o seu próprio robô e o mesmo deve percorrer o labirinto autonomamente. O labirinto será construído em módulos múltiplos de 40cm e com altura de 10cm.
O tema do campeonato de robô seguidor de parede será “Robô de Resgate”, e algumas regularidades devem ser respeitadas para obter a pontuação. O robô terá que percorrer o labirinto em busca de suprimentos (marcações “X” ao longo do labirinto), conforme Figura 1.

Fig 1: Layout do labirinto e indicação de pontos de suprimentos (marcações “X”) e origem marcação com a linha vermelha (“—“).

Cada ponto de suprimento (“X”) que o robô passar em um tempo máximo de 5 minutos, pontuando uma única vez em cada ponto de suprimento em um total de quatro pontos, acumula 10 pontos. Caso o robô retorne a origem (“—“) no tempo de 5 minutos dobra o valor dos pontos acumulados. Cada equipe terá um total de três rodadas para acumulo dos pontos e caso ocorra empate, o menor tempo entre as três rodadas fica como critério de desempate.

É expressamente proibido utilizar qualquer intervenção de controle externo, os robôs devem operar autonomamente.

Em caso de empate de pontos e tempo entre as equipes, será realizada uma nova rodada, após tempo adicional de 30minutos para as equipes realizarem os devidos ajustes nos robôs.

Dos vencedores

O robô que acumular a maior pontuação possível será declarado vencedor.