Sobre

A Quarta Revolução Industrial, conhecida como a Indústria 4.0, está fundamentada no conceito de Internet das Coisas: ou seja, sensores e atuadores conectados em rede e com processamento real-time dos dados. Todo o conceito da robótica passa por sensores, atuadores. Desta forma, quando vemos crianças a partir de 9 anos conseguindo construir um robô e realizar uma tarefa durante a competição, estamos vendo esta criança se preparando para ter sucesso na Quarta Revolução Industrial e tornando-se o futuro do nosso estado.

Objetivos do Salão de Robótica

O “III SALÃO DE ROBÓTICA DE CURITIBA”, em 2017, tem como objetivo apresentar ao público paranaense as evoluções na área de robótica, desmitificar robótica e suas abrangências, em particular para o desenvolvimento de aplicações desta tecnologia na resolução de problemas da sociedade como, automação industrial e soluções para a Indústria 4.0.

O Salão busca aproximar a academia com a indústria mostrando, para alunos desde o ensino médio até Stricto Sensu, que existem usos profissionais desses conhecimentos. A intenção é prepará-los para alavancar uma economia do futuro que passará pela Internet de Todas as Coisas, M2M (Machine to Machine), realidade aumentada e computação visual.

Este evento já está perpetuado no calendário da inovação do Paraná. Tivemos o primeiro evento em 2015, outro em 2016, e agora este em 2017. Além disso, Curitiba já foi pré-aprovada para sediar em 2017 o maior evento de robótica do Brasil incluindo eventos da área de Robótica da Sociedade Brasileira de Computação (SBC):

  • V SBR – Simpósio Brasileiro de Robótica,
  • XV CBR – Competição Brasileiro de Robótica,
  • XI OBR – Olimpíada Brasileira de Robótica, e
  • VII MNR – Mostra Brasileira de Robótica.

Também serão buscadas parcerias no sentido de realizar os eventos latino-americanos LARS-Latin American Robotics Symposium, e LARC-Latin American Robotics Competition, além de outros de interessa da comunidade, como por exemplo, o ROSCON-Conferência Mundial sobre o ROS-Robotic Operational System.

Nova edição do Salão

O Salão ocorrerá nos dias 25 e 26 de agosto de 2017, das 8:30 às 18:30 no espaço de eventos do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal do Paraná (SEPT/UFPR), na rua Dr. Alcides Vieira Arcoverde, 1225 – Jardim das Américas – Curitiba, PR.

Inscrições abertas!

 

O Público Alvo são alunos de Universidades, Instituto Federal, Ensino Técnico, Ensino médio e Empresas com foco em automação industrial.

Os apoiadores do evento são:

  • Instituto Federal do Paraná trazendo para o salão a etapa estadual da OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica).
  • Pontifícia Universidade Tecnológica do Paraná, apoiando o evento disponibilizando espaço para sua realização, coordenação das batalhas de robôs e palestras.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), apoiando com apresentação de seus robôs e inscrições nas batalhas e nas competições da OBR.
  • Setor de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal do Paraná (SEPT/UFPR).

Este evento propõe um formato que integra em um espaço aberto, diferentes tipos de dinâmicas:

  • Etapa Estadual do OBR. Competição de robôs seguidores de linha liderado pelo IFPR, evento que estimasse trazer aproximadamente 1000 pessoas à Curitiba.
  • Palestras: temas relacionados a robótica propostas por alunos da UTFPR, PUCPR ou Empresas patrocinadoras.
  • Competições de robôs: Guerra de robôs de até 1,350 Kg, com a participação de equipes da Engenharia da PUC, UTFPR e UFPR, robôs que competem em competições nacionais. Sumo de robôs Lego. Robôs seguidores de linha com peças Lego.

Contexto do evento

Os eventos na área de robótica que ocorrem mundo a fora, sejam competições ou desafios, são targets para desenvolvimento de novas tecnologias que se transformam em produtos. O protagonismo nestes eventos permite o direcionamento de perguntas para resolver problemas da sociedade. Também é uma plataforma para divulgar a relevância na área e atrair Capital Humano qualificado.

Com foco em alunos do ensino fundamental, médio e técnico existem eventos como o FLL (First Lego League) mantido pelo SESI com apoio da LEGO e LEGO ZOOM e utilizando kits NXT e EV3 da Lego. Outro evento importante é a OBR (Olímpíada Brasileira de Robótica), onde alunos podem utilizar qualquer robô seguidor de linha. Este evento terá sua rodada estadual do Paraná em conjunto com o II SALÃO DE ROBÓTICA DE CURITIBA.

Olimpíada Brasileira de Robótica

A OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que se utiliza da temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.  A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos. No Paraná, desde 2013, as etapas práticas da OBR estão sendo organizados pelos professores Marlon Vaz e Marcos Laureano do Instituto Federal do Paraná e com o apoio deste.

A PUC vem participando de várias competições de combates de robôs e com muito sucesso e os membros das equipes irão demonstrar suas performances no evento.