Sobre

A Quarta Revolução Industrial, também conhecida como a Indústria 4.0, está fundamentada no conceito de Internet das coisas. Ou seja, sensores e atuadores conectados em rede e com processamento real-time dos dados. Todo o conceito da robótica passa por sensores, atuadores. Desta forma, quando vemos crianças a partir de 7 anos conseguindo construir um robô autônomo e realizar uma tarefa durante a competição, estamos vendo uma criança de 7 anos se preparando para ter sucesso na Quarta Revolução Industrial e tornando-se o futuro do nosso estado. Esta mesma criança, seus familiares, conseguem no evento verificar as ações que as indústrias vêm realizando nesta área e as grandes demandas de oportunidades que estão por vir, como por exemplo carros autônomos.

Já temos vários relatos de empresas contratando estes competidores como menor aprendiz, estagiários e até desenvolvedores e repassando para os coordenadores do Salão de Robótica  ótimos feedbacks das pessoas. Tivemos relatos de crianças de escolas estaduais que se sentiram empoderadas com a robótica e partiram para cursar faculdade de medicina, curso este que muitas vezes adolescentes de regiões menos favorecidas nem imaginam atuar.

Objetivos do Salão de Robótica

O “SALÃO DE ROBÓTICA DO PARANÁ”, em sua sexta edição este ano de 2020, organizada pela Multiplano Brinquedos Educacionais, tem como objetivo apresentar ao público paranaense as evoluções na área de robótica, seu impacto na Indústria e seu valor para a 4th Revolução Industrial. Tem por objetivo apresentar usos da robótica no dia a dia, desmitificar robótica e suas abrangências e estimular a curiosidade em prol da popularização do tema, em particular para o desenvolvimento de aplicações desta tecnologia na resolução de problemas da sociedade a automação industrial e ganho de eficiência industrial.

Dentro do evento realizamos vários eventos em paralelo, que envolvem crianças a partir de 7 anos até cientistas que trabalham na indústria, com o objetivo de mostrar que existe um mundo de oportunidades nesta área e a longo prazo. Por se tratar de crianças, buscamos estimular os pais, professores e familiares a valorizar as áreas de conhecimento que envolvem a robótica, como: Matemática, pesquisa, desafios, programação, física e processo, e seguramente o domínio de outros idiomas é muito importante, pois estamos falando de uma área totalmente globalizado.  Os eventos são: a Olimpíada de Robótica fase estadual, competição de robôs seguidores de linha, sumô de robôs, batalhas de robô e demonstração da robótica industrial.

O Salão busca aproximar a academia com a indústria mostrando, para alunos desde o ensino médio até Stricto Sensu, que existem usos profissionais desses conhecimentos. A intenção é prepará-los para alavancar uma economia do futuro que passará pela Internet de Todas as Coisas, M2M (Machine to Machine), realidade aumentada e computação visual.

Este evento já está perpetuado no calendário da inovação do Paraná e vem sendo considerado um dos maiores eventos de robótica do sul do Brasil em número de participantes, chamando a atenção de várias instituições e por sinal, em 2017 o Paraná sediou o maior evento de robótica do Brasil incluindo eventos da área de Robótica da Sociedade Brasileira de Computação (SBC):

  • V SBR – Simpósio Brasileiro de Robótica,
  • XV CBR – Competição Brasileiro de Robótica,
  • XI OBR – Olimpíada Brasileira de Robótica, e
  • VII MNR – Mostra Brasileira de Robótica.

Nova edição do Salão

O Salão ocorrerá nos dias 18 e 19 de Agosto de 2023, das 8:30 às 18:30 no Santuário Divina Misericórdia Estrada do Ganchinho, 570
Umbará, Curitiba – PR

Inscrições abertas!

 

O Público Alvo são alunos de Universidades, Instituto Federal, Ensino Técnico, Ensino médio e Empresas com foco em automação industrial.

Os executores do Salão de Robótica são:

  • Multiplano – Brinquedos Educacionais. Coordenação e Realização do evento e responsável por captação de patrocinadores.
  • Instituto Federal do Paraná trazendo para o salão a etapa estadual da OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica).
  • Escola Politécnica da PUC-PR coordenando as batalhas de robôs no octógono e as competições de seguidores de linha profissional.

Este evento propõe um formato que integra em um espaço aberto, diferentes tipos de dinâmicas:

  • Etapa Estadual do OBR. Competição de robôs seguidores de linha liderado pelo IFPR, evento que estimasse trazer aproximadamente 200 competidores à Curitiba, que foram pré-selecionados em regionais no interior do estado.
  • Competições de robôs: Guerra de robôs de até 1,350 Kg, com a participação de equipes de vários estados brasileiros, robôs que competem em competições nacionais. Sumo de robôs Lego. Robôs seguidores de linha.

Contexto do evento

Os eventos na área de robótica que ocorrem mundo a fora, sejam competições ou desafios, são targets para desenvolvimento de novas tecnologias que se transformam em produtos. O protagonismo nestes eventos permite o direcionamento de perguntas para resolver problemas da sociedade e é uma plataforma para divulgar a relevância na área e atrair Capital Humano qualificado.

Com foco em alunos do ensino fundamental, médio e técnico existem eventos como o FLL (First lego League) mantido pelo SESI com apoio da LEGO e utilizando kits NXT, EV3 e SPIKE da Lego. Também o evento OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica) no qual alunos podem utilizar qualquer robô seguidor de linha, evento este que terá sua rodada estadual do Paraná em conjunto com o 6º SALÃO DE ROBÓTICA DO PARANÁ.

Olimpíada Brasileira de Robótica

A OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que se utiliza da temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.  A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos. No Paraná, desde 2013, as etapas práticas da OBR estão sendo organizados pelos professores Marlon Vaz e Marcos Laureano do Instituto Federal do Paraná e com o apoio deste.

A PUC vem participando de várias competições de combates de robôs e com muito sucesso e os membros das equipes irão demonstrar suas performances no evento.