IFPR

ifpr horizontal-1O Instituto Federal do Paraná (IFPR) é uma instituição pública federal de ensino vinculada ao Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC). É voltada a educação superior, básica e profissional, especializada na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de ensino.

A instituição foi criada em dezembro de 2008 por meio da Lei 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e os 38 institutos federais hoje existentes no país. Com a Lei em vigor, a Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (ET-UFPR) foi transformada no IFPR, que hoje possui autonomia administrativa e pedagógica no qual conta com um corpo técnico e docente qualificado com Mestres e Doutores. Tendo como concepção de criação a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Em 2014, o IFPR ofereceu à comunidade paranaense 103 cursos técnicos presenciais, distribuídos em: 81 de nível técnico, 5 tecnologias, 7 bacharelados, 10 Licenciaturas. De acordo com o último relatório da gestão possui um corpo docente composto por 123 doutores, 370 mestres e 129 especialistas e 61 graduados.

O IFPR Curitiba tem 265 servidores, sendo 207 professores para atender 3100 alunos distribuídos em 27 cursos 1 . Os cursos fornecidos pelos Campi estão distribuídos nos eixos tecnológicos: (1) Controle e Processos Industriais, 2) gestão de negócios, 3) informação e comunicação, 4) produção cultural e design, 5)  produção individual, 6) ambiente e saúde e 7) infraestrutura.

O grupo de Robótica Educacional conta com a  participação de 11 professores no Paraná (sendo 5 professores do Campus Curitiba) e 132 alunos que  participaram da Etapa Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR (2014).  Em 2013 e 2014 a organização da OBR, etapa regional em Curitiba e a estadual em Londrina, foi de responsabilidade de professores participantes do grupo.  Além disso, o Campus Curitiba mantém projetos de extensão com o Colégio Municipal Coronel Durival Britto e Silva, visando a divulgação e participação da Robótica Educacional entre os alunos do ensino fundamental.