PUC

logo_PUCPR logo equipe 1

A Escola Politécnica é sede dos cursos de Engenharia e Informática da PUCPR. Expressos em 15 cursos distintos, a diversidade de opções é forte marca da Escola. O egresso da Escola Politécnica é um profissional comprometido com a vida e com o progresso sustentável da sociedade, atuando de forma ética, solidária e responsável, como agente de transformação da realidade que o cerca, considerando o contexto social, cultural e legal no qual está inserido. Esse direcionamento está em consonância com os valores éticos, cristãos e maristas da PUCPR. Sua sólida formação básica e sua autonomia de pensamento permitem que esteja preparado para enfrentar os desafios da evolução tecnológica buscando formação permanente ao longo de sua trajetória profissional.

Um dos trabalhos da PUCPR está na área de Robótica e vem se destacando ano a ano. A Equipe PucPr é a única equipe de robótica do sul do Brasil que está no ranking das 6 melhores equipes de robótica da país.  Ao longo de mais de 10 anos de atividade, a equipe desenvolveu vários projetos que conquistaram medalhas e troféus em competições brasileiras.

A Equipe PucPr de Robótica móvel é formada por um grupo de acadêmicos da escola politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. A equipe contém atualmente estudantes de engenharia mecânica, mecatrônica, eletrônica, elétrica e jornalismo. Nosso objetivo é utilizar na prática os conhecimentos adquiridos no curso e nos preparando melhor para o mercado de trabalho. Os estudantes que integram o grupo saem da faculdade com elevado embasamento de trabalho em grupo, elaboração de projetos, gestão e engenharia prática.

Valter Klein Junior, professor coordenador da equipe, destaca a importância multidisciplinar do projeto. “Esse ambiente da equipe de robótica, por conta da adrenalina, do horário que tem que ser cumprido nos combates e toda a pressão que eles sofrem para fazer um robô, é o que mais se aproxima hoje do que o profissional encontra na indústria. Se o robô não estiver pronto, perdeu, se tiver pronto, mas tiver um erro de um parafuso ou por não ter ligado as conexões corretas, perde-se, no mínimo, seis meses de trabalho”, aponta Valter, destacando ainda que a Equipe de Robótica é uma tradução daquilo que a Escola Politécnica pode oferecer ao aluno em sua preparação para o mercado