INSCREVA-SE
As competições Cabo de Guerra ocorrerão no sábado dia 31/08/24.
No desafio do cabo de guerra consiste em dois robôs de forma autônoma trazer o robô adversário para o fosso da área entre as arenas. As arenas serão com as medidas de 77 a 90 cm de diâmetro, onde terão fundo preto e bordas na cor branca. O robô será preso ao robô oponente por um fio inextensível, através de um anel de engate que deve ser posicionado a 5cm do solo.
Após o início da disputa, o robô deverá puxar o cabo até que o robô adversário, preso na outra extremidade, seja puxado para dentro do fosso ou conseguirá vencer a disputa fazendo com que ocorra o contrário. As plataformas de combate deverão ser fixadas ao chão de modo que as mesmas não se movam durante os rounds e deverão ser posicionadas a 20 cm de distância uma da outra formando um fosso.
Na dinâmica do desafio serão necessários quatro pressupostos:
- O acionamento dos robôs deverá ser simultâneo;
- Não deve provocar danos deliberados no robô adversário;
- O tempo do desafio será de 30 segundos;
- A retirada do oponente da sua respectiva plataforma é o objetivo necessário do desafio, entretanto que seu próprio robô se evada da sua plataforma.
Durante o combate, apenas o árbitro e um integrante de cada equipe deve permanecer na área de competição. O acionamento do robô será feito pelo integrante na área do robô e os mesmos devem se afastar da plataforma de combate, não podendo ter nenhum tipo de ação após o inicio do round. Somente poderão tocar/aproximar do robô ou da plataforma de combate quando o árbitro declare o fim do round.
Após o início do round, a equipe cujo robô não se movimentar deverá ser penalizada com a perda do round e consequentemente 3 pontos serão contabilizados para a equipe adversária. Equipes com problemas técnicos podem solicitar tempo técnico de 2 minutos antes do início do round seguinte para realizar reparos. Apenas o competidor dentro da arena poderá realizar os reparos sem auxílio externo e sem adição e/ou modificação de peças. Em momento algum durante as provas, as equipes terão autorização para remover os robôs da arena de combate, por quaisquer motivos, sob pena de desclassificação.
A marcação da partida dos dois robôs deve estar a 15 cm da borda de cada plataforma sobre a reta que passa pelos centros das circunferências. Os robôs deverão estar presos por um fio inextensível com 50 cm, completamente esticado, para que possam ser acionados simultaneamente no início do round. O fio que prende os robôs deve ser mantido esticado para o início do round. Já no momento de início da sua primeira partida no Torneio, para que a equipe possa competir, o robô tem de respeitar as restrições de construção anteriormente apresentadas. Se isso não acontecer, a equipe poderá solicitar um tempo de adequação, mas caso não consiga atender os pré-requisitos após o tempo de 2 minutos estará sumariamente excluída da disputa desse desafio.
Cada partida é dividida em três rounds. A cada início de round, os robôs devem ser colocados nas respectivas posições de início e postos a funcionar apenas quando o Árbitro determinar, depois de verificar a correta posição das etiquetas. Cada round tem a duração de, no máximo, 40 segundos.
Quando o robô de uma equipe consegue fazer com que qualquer parte do robô oponente toque o fosso, o round é finalizado com a vitória do robô que arrastou o oponente para o fosso e 03 pontos serão contabilizados para o robô vitorioso. Quando, ao final do round, depois de constatado que nenhum robô foi colocado no fosso, considera-se empate e cada equipe terá 01 ponto contabilizado.
Vence a partida a equipe cujo robô alcançar a maior pontuação ao final dos 3 rounds.
As colocações serão determinadas pela soma das pontuações entre todas as partidas, ou seja, todos competem com todos.
IMPORTANTE: TODOS OS ROBÔS NO INICIO DA COMPETIÇÃO DO CABO DE GUERRA FICARÃO EM UM LOCAL DETERMINADO PELOS ÁRBITROS ATÉ O FINAL DA PARTICIPAÇÃO DA EQUIPE.
O ROBÔ
Dimensões: 25cmx25cmx20cm de altura;
Peso/massa: 1500g;
Microcontrolador: livre, tanto que apresente uma programação mínima.
Engate: Os robôs devem ter um anel de engate que sirva para fixar com firmeza um fio inextensível que será utilizado para prender os dois robôs adversários durante a prova. O anel deverá estar a uma altura de 5 cm e estar preso na parte dianteira do robô. Não será permitido o uso de cordões, cabos ou correntes que fixem o anel de engate fora do local especificado, devendo o mesmo estar fixado diretamente no chassi do robô.
É importante ressaltar que o anel do robô, para anexação do cabo, é de inteira responsabilidade da equipe.
Rodas: Não há restrições para o uso de rodas, podendo as mesmas serem metálicas, de madeira ou plástico. Não há restrições para as dimensões das rodas.
Pneus: Não há restrição para o uso de pneus por tamanho, modelo ou material de fabricação. Não será permitido aplicação de produtos com efeito adesivo nos pneus (ex: cola, fita dupla face, resina, etc) sob pena de desclassificação direta. Durante a checagem antes do início da prova, os robôs serão submetidos a uma verificação de aderência das rodas com uma folha de papel A4. A aderência das
rodas não deve ser capaz de suportar o peso de uma folha A4 mantendo-a colada aos pneus por mais de 5 segundos.
Sensores: cor, luz e ultrassônico/infravermelho são permitidos.
Não será tolerado qualquer aspecto da prova.