O objetivo deste pequeno robô é ser tão simples de programar que até mesmo o programador mais inexperiente seja capaz, mas não só isso. Cozmo quer conquistar a todos!
Ele é a reunião de todas as áreas de experiência no desenvolvimento da robótica: mecânica, eletrônica, software, inteligência artificial, além de designer de sons, designers de jogos, e psicologia… Foi inspirado nos sonhos que temos a respeito dos robôs companheiros e nas maravilhosas histórias do cinema.
Cozmo é uma criança marota, arteira e muito robô! Toda a sua tecnologia existe com um propósito: trazer para realidade um personagem robótico. Possue 30 ou 40 engrenagens e cada Cozmo é composto por mais de 300 peças. É extremamente complexo realizando milhares de decisões por segundo. Ele enxerga seu dono, o reconhece e reage. Chega a dar arrepio quando você percebe que este personagem entende quem você é e sabe qual o seu papel no mundo dele.
Os estudos da sua personalidade e reações foi muito cuidadoso. Começaram a partir de animações feitas no software Maya 3D onde animadores conseguem mostrar os movimentos como se estivessem criando um filme para o cinema. Isso resulta no comportamento realista, mais orgânico, que possui.